segunda-feira, 30 de maio de 2016

LEI ROUANET, UMA LUZ NO FUNDO DO TÚNEL, OU NÃO?

Foto e texto: Gilson Neves


Praça Dr. último de Carvalho-Rio Pomba-MG

Muito alvoroço essa tônica do momento a respeito da incorporação do Ministério da Cultura ao MEC e a digladiação pelo sim e pelo não. Uns contra, outros a favor dessa fusão....e por aí vai. 

Tempos atrás quando soubemos da nova e encantada lei que iria auxiliar na viabilidade das produções artísticas, muitos se empolgaram e trataram de elaborar seus projetos que, ao nosso ver, tristemente se perderam no tempos de frustrações..
Quantas obras que poderiam ser materializadas transformaram-se projetos engavetados.

Sempre soubemos que usufruir da Lei Rouanet havia um endereço certo: só para os bambas e não era para qualquer um. Tudo dependia ou depende de um ótimo apadrinhamento como se noticia por aí.

Os comentários a respeito da tamanha complexidade burocrática para conseguir meios de viabilização de projetos era, na verdade um bater de porta fechada na cara.

No nosso caso, programamos alguns anteprojetos e nos dirigimos aos órgãos públicos na esperança de materialização.
O resultado foi que a burocracia transformou-se em ducha de água fria diante da complexidade para conseguir verbas destinadas aos trabalhos enquanto os famosos davam os seus shows.

Nossos sonhos eram altos e a nossa premissa seria elaborar documentários diversos, na área de audiovisual, enfocados na arquitetura, urbanismo, paisagismo, teatro, filmes de curta, média e longa metragens.

Pensamos alto, arregaçamos as mangas e partimos, pondo a mão na massa com foco determinado.
Com muitos tropeços e erros, gastamos um ano para produzir um vídeo documentário dentro de nossos cônscios limites. Buscamos pessoas capacitadas que pudessem nos auxiliar na tarefa e tivemos um indiretamente e outro mais centrado em valiosas colaborações, como por exemplo, aulas de Adobe Première, por profissionais....Sorte nossa.

Na falta de pessoas na área de locução, bancamos, com perdas, é claro, isto é, usando a própria voz que Deus nos deu.
Apesar dos pesares, concluímos nosso trabalho, gastando do nosso próprio bolso e, para nossa satisfação, já atingimos a casa de 1.500 visualizações no YoutTube.

Esse vídeo é dedicado aos amigos, aos habitantes e ausentes de uma cidade mineira, encravada na Zona da Mata, Rio Pomba.

A propósito, fazemos convite a todos para acessarem nosso trabalho: Rio Pomba, Memórias de Uma Cidade.

https://youtu.be/t6c0_TN6b_U

A vida continua. Pretendemos, no entanto, elaborar novos trabalhos, na expectativa de que tudo ocorra com mais obviedade em termos de obter recursos ou não, dessa complexa lei que daqui pra frente, quem sabe, poderá será mais abrangente e bem distribuída em termos de recursos financeiros.
Caso contrário, assoviaremos tomando sopa e vamos avante...


Nenhum comentário:

Postar um comentário