segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Eleições e pesquisas





Os que acompanham as notícias de política sabem que não existem pesquisas confiáveis. Basta lembrar quantas pessoas estavam na Avenida Paulista na manifestação de 15 março de 2015. Enquanto se observava a multidão pela TV, e a Policia Militar dizia ter ali cerca de um milhão de pessoas, o famoso Instituto Datafolha afirmava que haviam apenas 210 mil. Tal fato, entre  muitos, nos leva a duvidar de resultados de pesquisas… 

Na última eleição para prefeito de Sorocaba soube-se que o resultado de uma pesquisa eleitoral só pôde ser publicada no último instante devido a barreiras que só puderam ser transpostas  apelando a altas instâncias do Poder Judiciário. Um tanto estranho, uma vez que os eleitores têm o direito a toda informação dada por pessoas físicas ou jurídicas que possam se estabelecer.

As pesquisas publicadas neste ano também dão margem para leituras preocupantes, entre as quais a de que um grupo de poderosos possa determinar que um candidato  deva ser eleito prefeito. Para alcançar seu objetivo manipula pesquisas, de maneira que produzam resultados  que lhe sejam favoráveis. 

Bem próximo à data do pleito uma pesquisa publicada mostra o escolhido com votos quase o suficiente para para ganhar no primeiro turno, ao mesmo tempo em que no segundo lugar aparece um candidato que incorpora as ideias totalmente antagônicas ao candidato "escolhido".Tal artimanha induziria o eleitor a votar no candidato pretendido para se ver livre daquele cujo partido defende ideias que a maioria das pessoas considera nefastas.

Por ser possível tal consideração, é grandemente necessário que várias pesquisas sejam publicadas, por diversas instituições isentas, para que não paire sobre a cidade a dúvida de que sua população possa estar sendo vítima de um terrível ardil, que seria próprio de quem acredita que o povo seja apenas uma reles massa de manobras.

Caso fosse(seja) verdade, e isso viesse(venha) a  acontecer, o povo estaria elegendo seus verdadeiros inimigos, como devem ser considerados todos os enganadores. E tal fato aconteceria com grande ajuda da "imprensa" que insiste em boicotar outro forte candidato, notoriamente bom de voto, que pode surpreender a todos nas urnas….


Giselle Neves Moreira de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário