terça-feira, 19 de janeiro de 2016

OS CUIDADOS NA ESPECIFICAÇÃO DE ÁRVORE EM SEU PASSEIO

Por Gilson Moreira Neves
texto e fotos





OS CUIDADOS NA ESPECIFICAÇÃO DE ÁRVORE EM SEU PASSEIO.
Antes de escolher a melhor planta para figurar nos jardins e passeios, é importante ficar atento. Nem tudo que é belo pode figurar em nosso relvado ou passeio.

É importante salientar também que ao especificarmos arbustos, arvoretas e árvores de grande porte para o nosso passeio é, necessário pensar muito na escolha. É preciso conceber previamente o que essa planta irá acarretar no espaço plantado.

Pode acontecer muita coisa: folhas caducas e a consequente varrição permanente; crescimento avantajado para espaço incipiente; misturas de galharias por entre a fiação elétrica; porte avantajado a escurecer varandas e outros ambientes; floração escorregadia quando molhada pela chuva; plantas cujo néctar matam os pássaros; árvores que viram moradia de morcegos, etc...

No caso da foto, muitas pessoas, levadas pela beleza das plantas, utilizam, por exemplo, essa arvoreta que, sem dúvida, valoriza o espaço e proximidades por onde se encontra. Porém, é bom atentar para um detalhe importante. Esta arvoreta pertence a uma família de plantas altamente venenosas. São as conhecidas apocináceas. Ao mastigar a folha, o indivíduo passa a ter pulsação acelerada, dores no estômago, afta, vômito e morte.
O perigo maior são as crianças. Muitas têm o hábito de mastigar flores e folhas.

É de uma beleza ímpar essa ESPIRRADEIRA.

Originária do Mediterrâneo, muito resistente e de constante floração. Por isso, elas devem figurar-se apenas em canteiros centrais de largas avenidas de pouco acesso rodovias, parques e bosquetes, sempre distanciadas do público e dos caminhos ou aléas.

Nome vulgar: ESPIRRADEIRA
Nome científico: Nerium oleander.
Foto: bairro próximo à Cidade Administrativa- BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário