terça-feira, 3 de março de 2015

Pres. Dilma envia Comissão da Verdade à Venezuela






A Presidente Dilma Rousseff  determinou a ida da Comissão Nacional da Verdade, que tanto contribuiu para elucidar e publicar os casos de abusos dos direitos humanos durante o tempo da Ditadura Militar, quando ela própria sofreu na carne os efeitos de torturas, emocionais e físicas.

A Sra.Presidente disse ser insuportável observar que fatos semelhantes, ou até mesmo muito mais incisivos dos que os praticados na época da ditadura  no Brasil, estejam acontecendo hoje, aqui bem próximo de nós, no vizinho país da Venezuela. 

Amparada nos documentos do Mercosul, em artigos relativos a direitos humanos, e graças  à profunda amizade que une os governos dos dois países, a presidente enviou alguns membros da Comissão Nacional da Verdade para levantar dados e informações que possam, elucidar o que tem acontecido naquele país. A equipe é formada por pessoas profundamente interessadas em defender os direitos humanos.

 O grupo  deverá ter livre acesso às informações, tanto as fornecidas pelos presos políticos e pessoas ligadas a eles, assim como representantes do governo local.Faz parte das atribuições, também, prestar ajuda para formar uma Comissão Venezuelana da Verdade, com o inteiro apoio do Presidente Nicolás Maduro.

Ao final dos trabalhos,que deverão ser efetuados com presteza e diligência, deverá ser apresentado um relatório nas próximas reuniões dos dirigentes do Mercosul, da UNASUL(União de Nações Sul-Americanas,da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da ONU (Nacões Unidas), além de ser  amplamente divulgado em todas as mídias.  Relatório esse assinado pelas duas comissões.


                                     Aurora Crepúspuculo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário