terça-feira, 1 de agosto de 2017

O USO DAS AGAVES.


Por Gilson Moreira Neves, texto e fotos





O USO DAS AGAVES.
Paisagismo.
Nome popular: AGAVE 
Nome científico: ( Agave angustifolia Haw.).
Família : Amarillidáceas
Origem: México e Caribe.

Sempre quando resolvemos dar uma olhada, com mais afinco a paisagem urbana, iremos encontrar facilmente, em vários locais, a presença dessa escultórica, interessante e resistente planta. São as AGAVES.

Se plantadas isoladamente em vasos, também chegam a valorizar o ambiente, desde que estejam distantes dos caminhos, pelo fato de possuírem no terminal das folhas um proeminente espinho. É, portanto, uma roseta que deve ficar longe das crianças e dos desavisados.

Por serem escultóricas, as agaves, se dão bem com infinita variedade de composição com outras plantas, desde que as podas sejam feitas com critérios.

Já o azul” deslocado” da parede que limita o canteiro, na foto, não se coaduna com a palidez natural, meio apagada dessas agaves. Aliás, o azul é uma cor perigosa no paisagismo. Quando se propõe elaborar uma composição e, se no espaço tiver algum elemento chamativo em azul escuro, a atenção deve ser dobrada, porque o azul rouba a cena, não pela sua cor em si, mas pelo seu caráter escuro dominante e absorvente visual a realçar e figurar na paisagem. No caso, para alcançar melhor harmonia é, de bom alvitre, usar plantas que predominem pelos maiores contrastes, ou seja, o uso das flores ou folhas brancas ou claras, como por exemplo, a flor de neve ou eufórbia nuvem ( Euphorbia leucocephala), com cinerárias ( Senecio cineraria ) complementares na base destas..

A título de observação e curiosidade, mude mentalmente a cor desse muro, por exemplo e imagine pintado na cor castor, branco ou verde clara. Nesse caso, as AGAVES, ficarão bem integradas no ambiente pela soma e não por alto contraste. O resultado dá idéia de maior amplidão visual.

Se o foco visar a manter o azul como o da foto, as plantas mais indicadas para o local seriam, por exemplo, as belas-emilia-( Plumbago capensis, com suas flores azuis, jasmim-do-cabo ( Gardênia jasminoides), gardênia ou crinum,
( crinum asiaticum) com flores brancas.

O meio-fio em azul tornou-se chamativo e faz ressaltar um desnecessário corredor. O azul nem sempre combina com o verde folha, salvo se usado com perspicácia.

Toda composição paisagística consiste que se use as plantas através das somas das cores e texturas em determinado espaço e em outros ângulos, por altos contrastes. Sabemos que isso é idiossincrático, mas de qualquer forma permite que se abra a imaginação quando se propõe, profissionalmente, a assinar um trabalho onde a estética, o meio e a técnica são a tônica que "trabalham" entre si, resultando num empreendimento personalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário