domingo, 13 de novembro de 2016

Sabonete de soldado

Texto e foto: Gilson Moreira  Neves




Hoje quando almoçávamos, vimos através da janela, uma vistosa e embaralhada árvore por entre a fiação elétrica e telefônica, um belo exemplar de uma saboneteira.

Uma bela árvore propalada pelo Brasil inteiro. Muito apropriada e explorada na arborização urbana, em parques e bosques. A propósito, é encontrada fartamente pelas ruas e avenidas de BH. 

Boa para gerar sombreamento através de suas copas permanentes e compactas; Sua presença incita e facilita o procedimento da tão necessária evapotranspiração;produz um microclima agradável, reduzindo consideravelmente o calor refletido pelas fachadas dos edifícios e asfalto. 

Suas folhas são semicaducas, isto é, não caem em sua totalidade.

Nessa época, podem-se avistar os incontáveis cachos de frutos nas cores castanha e de terra queimada, distribuídos ordenadamente em seu extradorso. As sementes são esféricas, pretas, protegidas por uma cápsula tipo acrílico texturado, também esférica; tal cápsula protege a semente e tem tamanho único, comparada à jabuticaba ou araçá. As sementes contêm saponina. Uma substância espumante que se jogadas em água, desinfeta o ambiente. Muitos a utilizam para lavar roupas e passar em frieiras. São venenosas e tóxicas. E não devem ser plantadas rentes a rios, lagos e córregos, porque podem ocasionar morte aos peixes.

Em contrapartida, são indicadas para passeios maior que 1,50m e aléas de parques e praças, oferecendo, conforto, abrigo solar, correção climática e bela conformação paisagística.

Seu nome científico é: Sapindus saponaria L.

“L” significa o nome do botânico Carl Von Linée ( 1707/1778)
Pode-se então averiguar que a saboneteira foi pesquisada entre 237 a 298 anos.
Sua mistura entre árvores caducas como os ipês, minimiza aquele aspecto de carência foliar, ou seja, em épocas em que apenas galharias, que mais lembram paisagens urbanas, durante o inverno europeu.

Postado no Facebook em 24/10/2015

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário