quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ripsalis baccifera: Macarrão, Cascata Verde

Por Gilson M. Neves, texto e fotos




PAISAGISMO
MACARRÃO,  CASCATA VERDE.
 Ripsalis baccifera.

Muitos, no afã de vencer a batalha do dia a dia e, sempre apressados, não têm tempo para apreciar a beleza dessa delicada planta que geralmente é  encontrada  em árvores velhas.

Basta olharmos para cima e depararmos com essa espécie de cascata verde, pendente ao longo dos galhos frondosos ou de árvores inteiras, formando vários tamanhos em formas de franjas.

É encontrada em todas  as Américas, África e Sri Lanka; seu habitat é mais acentuado em bosques, matas e árvores praieiras onde o microclima favorece,  em potencial, a propagação da mesma.

Essa planta conhecida como RIPSALIS, nada mais é do que um CACTO suculento e de grande resistência; seus ramos são um sucedâneo de bifurcações que dão grandes maciços pendentes; os frutos servem de alimento para pássaros que, por vez,  ao comê-los, fazem-nos  passarem pelo tubo digestivo e,  daí  a sua propagação.

Não tolera sol direto e adequa-se soberbamente em jardins verticais, quando bem protegida.

Existem várias espécies a ponto de muitos confundirem suas variedades: O Ripsalis da foto é conhecido como Ripsalis baccifera e não como Ripsalis neves-armandi; essa última  é mais rígida, ascendente e curta.

Essa cactácea engana muita gente ao pensar que, por se mesclar às tillandsias, seja considerada  também como uma bromeliácea.

29/01/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário