domingo, 10 de abril de 2016

A "grama que comemos"

Texto e foto: Gilson Moreira Neves


AH...VÁ PASTAR !!!...

É assim que muitos se expressam quando querem denegrir uma pessoa ou pessoas, com o único propósito de chama-las de burro ou de idiota.
Sim. Os animais irracionais sempre comeram grama. E como comem!..
Acontece que eles não estão sozinhos nessa empreitada. Somos animais também, porém, dotados de inteligência. Mesmo assim também comemos grama. E todos os dias... E como comemos!!!..
Portanto, mandar alguém pastar não tem mais sentido ou significado qualificador de imbecil ou paspalho.
Para ser mais claro... Quem não come arroz e angu todos os dias? Quem não adoça um gostoso cafezinho? Quem não curte uma boa pizza ou, temporariamente, um molho de broto de bambu?..

Pois bem. Não escapa ninguém. Todos nós comemos grama, ou melhor, quase todas as gramíneas ou poáceas.

Muitos desconhecem, mas o milho, o trigo, a cana-de-açucar, o arroz, o bambu, a cevada, são conhecidos como pertencentes à família das poaceas, que é a mesma coisa que gramínea.

Se olharmos mais detalhadamente, veremos que suas estruturas são parecidas.
Essa família domina o globo. São tantas e tantas variedades a apresentar suas peculiaridades por todo lugar.

Algumas são invasoras como o CAPIM COLONIÃO, cujo nome científico é engraçado – Panicum maximum- que, por sinal, dá a maior dor de cabeça para quem se propõe manter áreas relvadas; sua velocidade de crescimento é espantosa...e o gado adora...e dá muito trabalho operacional.

Já a GRAMA BATATAIS, quando bem cuidada, permite compor e valorizar belas planícies paisagísticas tal qual a foto apresenta. Essa gramínea tem um nome científico também engraçado. É identificada como Paspalum notatum, que poderíamos induzir do latim como paspalho notável.

Pastar agora, como muitas coisas na vida, mudou de significado. No caso de pastar, ainda bem, é mais brando. Agora, mandar ir à m..., chega a assustar, embora tenha ficado agora menos agressivo ao desejar, com ênfase, o sucesso do próximo. Gíria muito usada no meio artístico. O face é a fonte dessa expressão.
Daí o melhor mesmo é pastar...
Ah...vamos pastar!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário