quinta-feira, 5 de novembro de 2015

1984- O poder

Texto do livro: 1984, de George Orwell- Tradução de Wilson  Velloso - Companhia Editora Nacional - São Paulo - 1971.



Como é que um homem afirma poder sobre o outro,Winston?
Winston refletiu.
– Fazendo-o sofrer.
– Exatamente. Fazendo-o sofrer. A obediência não basta. A menos que sofra, como podes ter certeza de que ele obedece tua vontade  não a dele? O poder reside em infligir dor e humilhação. O poder está em se despedaçar os cérebros humanos e tornar a juntá-los da forma que se entender. Começas a distinguir que tipo de mundo estamos criando? É exatamente o contrário das estúpidas utopias hedonísticas que os antigos reformadores imaginavam. Um mundo de medo, traição e tormento, um mundo de pisar e ser pisado, um mundo que se tornará cada vez mais impiedoso, à medida que se refina.

O progresso em nosso mundo será o progresso no sentido de maior dor. As velha civilizações proclamavam-se fundadas no amor ou na justiça. A nossa funda-se no ódio. Em nosso mundo não haverá outras emoções além do medo, fúria, triunfo e auto-degradação. Destruiremos tudo mais – tudo. Já estamos liquidando o hábito de pensamento que sobreviveram de antes da Revolução.

Cortamos os laços entre filho e pais, entre homem e homem, entre mulher e homem. Ninguém mais ousa confiar na esposa, no filho ou no amigo. Mas no futuro não haverá esposas e nem amigos. As crianças serão tomadas das mães ao nascer, como se tiram ovos da galinha.O instinto sexual será extirpado. A procriação será uma formalidade anual como a renovação de um talão de racionamento. Aboliremos o orgasmo. Nossos neurologistas estão trabalhando nisso. 

Não haverá lealdade, exceto lealdade ao Partido. Não haverá amor, exceto amor ao Grande Irmão. Não haverá riso, exceto riso de vitória sobre o inimigo derrotado. Não haverá nem arte, nem literatura,  nem ciência. Não haverá distinção entre beleza e feiura. Não haverá curiosidade,  nem fruição ao processo da vida. Todos os prazeres concorrentes serão destruídos. Mas sempre... não te esqueças Winston... sempre haverá a embriaguez do poder, constantemente crescendo e constantemente se tornando mais sutil. Sempre a todo momento, haverá o gozo da vitória, a sensação de pisar um inimigo inerme. Se queres uma imagem do futuro, pensa numa bota pisando um rosto humano – para sempre.   (capítulo 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário