terça-feira, 21 de abril de 2015

Porto Feliz

Navegar é preciso, mas é muito bom chegar em Porto Feliz!

Existe nome mais bonito de lugar do que "Porto Feliz”?

 Um passeio de domingo em lugar tão aprazível e rico de significados enriquece  a vida ao mesmo tempo em que a torna mais amena.

Porto Feliz é esse lugar.

Fundada em 1693, às margens do navegável Rio Tietê, foi o porto de partida para as longas expedições dos bravos bandeirantes que  levaram a civilização e o progresso para  grande parte do nosso país. Pelo menos na concepção de quem acredita que  a humanidade, no todo em cada particular,  tem o direito de evoluir.

O povo do lugar tem orgulho das "Monções" partidas dali. Segundo o folheto de divulgação da cidade, “No século XVIII, ao longo de 3500 quilômetros  os batelões  cruzavam as águas dos rios Tietê, Paraná, Pardo, Coxim, Taquari, Porrudos, e Cuiabá, sendo o Rio Pardo o de navegação mais difícil. As monções tinham o  importante  papel de desbravar e alargar as fronteiras brasileiras  provocando a interação entre as várias regiões”.

Continua o folheto, com a afirmativa de que ninguém, honestamente, pode duvidar: 

“Porto Feliz teve um papel significativo no processo de construção do território nacional.  Do seu antigo porto, partiram grandes monções de descobertas, expedições fluviais de comércio de povoamento  que superam o Tratado de Tordesilhas para que o País ganhasse suas atuais dimensões."

Aqui temos fotos do local do antigo porto, local em que a própria natureza tem grandes atrativos.  E da praça da Matriz. Prometemos  outro post falando somente da riqueza de arte que guarda a igreja, repleta da obra do memorável artista Bruno de Giusti.









 O Parque das Monções




























Gruta de Nossa Senhora de Lourdes





Monumento aos Bandeirantes



O Batelão



 A belíssima araucária se despede dos visitantes na saída  do parque


Giselle Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário