sexta-feira, 24 de abril de 2015

Jardim geminado


Os elementos cênicos na foto:
 Fico variegado -  Ficus  retusa bicolor. (podas em forma de cone)
Ixora - Ixora coccinea – cerca viva sob o fico

PAISAGISMO

Uma solução simples.

Dois vizinhos muito próximos resolveram montar  seus jardins,  com foco  e propósito de buscar melhor composição possível,  sem gastar muito  e que o resultado  viesse surpreender e  transmitir uma ideia de amplidão e valorização estética.

Que atingisse  também uma certa  harmonia, inovação e proporcionalidade  por entre  os espaços  frontais das casas.

A união faz a força, como dizem por aí. Pura verdade. E isso se aplica nesse caso, como  confere na foto. O efeito cênico bem programado,  valorizou a organicidade, deu   ideia de somatório no conjunto  principalmente  sendo duas áreas  privativas, distintas e, ao mesmo tempo, conjugadas.  

Aproveitando o muro de divisa que é baixo, esses vizinhos exploraram, então, os ficos ( Ficus benjamina variegata), colocando-os tangentes à essa divisa. 

Optaram, afinal, por podar tais ficos, dando-os a forma geométrica de um cone. Tiveram sorte por misturar ARTE TOPIARIA com ARTE ORGÃNICA  sem incitar clima visual jocoso. Daí o resultado: o  aumento plástico e aconchegante do conjunto.

A escultura mor fica por conta desses dois ficos podados e compactos, em forma de cones idênticos.

Um dos vizinhos optou-se pela adequação de uma cerca viva baixa, plantando uma fileira densa de  Ixora  (Ixora coccinea);

Foi uma escolha de plantio acertada em termos de manutenção. Essa planta pertence à família do café, portanto,  uma rubiácea, ambas muito resistentes.

O portão do outro vizinho, da direita, interrompe a continuidade dessa cerca viva ao se apresentar um gradeamento pensado e fora do convencional, ou seja, longe dos tão comuns e cansativos varões rígidos.

Em contraponto, a textura da dracena  marginata ao fundo e à direita, em contraste com a fachada da casa, embeleza, “ solta” e elimina aquele efeito de visual chapado e bidimensional, muito comum nos jardins.

 Nota-se que tal dracena “empurra” o fícus para frente e faz “recuar” a parede  da casa.

Dedicar e entender formas, cores, texturas, volumes e iluminação, são uma premissa básica para quem quer lidar no trato das paisagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário