segunda-feira, 20 de abril de 2015

AS PALMEIRAS AMERICANAS DA PRAÇA DA LIBERDADE



Durante um memorável passeio junto a amigos e amigas num gostoso domingo dia 29 do mês passado, pela Praça da Liberdade, foi-nos possível observar, com muita satisfação, o impecável cuidado na manutenção em toda aquela nobre área.

Em determinado momento, ao discorrer, com um olho meio clínico, por toda a panorâmica do recinto, verifiquei que em certo ponto havia um ligeiro lapso de descuido, sem comprometimento maior, a não ser ao próprio vegetal. Vi que as palmeiras americanas, conhecidas como palmeiras flabeladas, necessitavam de poda de suas muitas folhas velhas inferiores, conforme ilustra a foto.


Após essa observação, cheguei a comentar aqui no Facebook sobre esse descuido.
Pois bem, ontem, depois de 17 dias, voltei ao mesmo local do registro e para minha surpresa, pude constatar que tais palmeiras já haviam sido podadas.

Interessante e alívio também é observar que a referida poda fora elaborada dentro da norma técnica correta. Isso significa dizer que parte dos pecíolos (cabos das folhas), ainda permanecem no fuste (tronco) à espera de sua secura total, até chegar o momento de suas remoções. Caso fosse arrancado em sua totalidade, poderia ocorrer dano ou morte àquelas palmáceas.

Manter uma praça bonita dá muito trabalho, mas muito mesmo. Em contrapartida, é gratificante e compensador usufruir desses belos espaços paisagísticos cada vez mais escassos.
Aos responsáveis pela manutenção da praça, nossos calorosos aplausos.

Que a metodologia de manutenção da beleza da mesma seja uma constante e sempre atreladas aos sazonamentos florais e que ainda esteja sempre em inteiração para que retratem e alcancem a belos e harmônicos coloridos e aromas..





Gilson Moreira Neves
Postado no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário