domingo, 26 de abril de 2015

As Gazânias

Por Gilson M. Neves, texto e fotos

AS GAZÂNIAS  Gazania rigens (L) Gaertn.





 Bons tempos em que essas flores eram amplamente presentes nos jardins, praças e parques. Hoje, por força da falta de tempo, de paciência e  de amor às plantas, essas espetaculares e vistosas forrageiras tendem a desaparecer do mapa. Sua escassez já é notória.

 Originária da África do Sul e pertencente à família das Compostas (Asteráceas), elas não exigem tratos especiais; toleram bem o sol matinal; não se desenvolve em  solo encharcado; possui cores fortes: brancas, laranjas, amarelas e róseas: de fácil multiplicação por mudas tiradas da planta-mãe; sua presença nos jardins  é valorizada nas bordaduras, quando se tem um belo traçado. 

O que essas flores necessitam é apenas de solo bem adubado; sua altura não ultrapassa dos 15cm; suas folhas longarinas arqueadas se apresentam verde musgo na frente e prateada no verso.

Seu nome é popular é GAZÂNIA.
Nome científico: Gazania rigens (L) Gaertn.

É importante  alertar e sugerir as pessoas que têm alguma vocação, disponibilidade ou lida com o verde paisagístico para que multipliquem essa variedade, na tentativa de perpetuar a espécie. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Vamos preservar o verde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário