domingo, 13 de novembro de 2016

TRATAMENTO PAISAGISTICO E A VALORIZAÇÃO DA PAISAGEM.

Texto e foto: Gilson Moreira Neves

Quando uma rua recebe um certo tratamento paisagístico, dentro da técnica, da arte, da botânica e do bom senso, o resultado pode ser um desses. Trata-se de um investimento primaveril garantido em que o paisagista elabora, pensando no futuro, principalmente por lidar com elementos vivos, que são as plantas. E, certeiramente, o resultado, embora, meio lento, agrada em cheio a todos, diante dessas belezas florais, na primavera.

No primeiro plano, encontramos uma arvoreta que alcança 3 a 5m. É o FLAMBOYANT MIRIM (Caesalpinia pulcherrima), apropriado para passeios estreitos, nas cores laranja e amarela.
Floresce de setembro a maio. Apropriada para plantio sob fiação elétrica.

Ao fundo, uma exuberante ESCUMILHA AFRICANA (Largestroemia speciosa)-para passeios maiores que 2m. Sua floração se dá entre outubro a maio. Na perseverança de lograr uma boa copa, sem gerar conflitos com as testadas dos edifícios, foi preciso elaborar uma poda gradual e objetivada. Cada elemento em seu devido lugar.

Desconsiderando a presença do transformador, à esquerda, a composição floral dessas árvores embeleza e personaliza essa rua tão bem planejada, em termos paisagísticos.



Postado no Facebook em 28/10/2015







Nenhum comentário:

Postar um comentário