domingo, 13 de novembro de 2016

O QUE BH TEM PARA MOSTRAR NO MOMENTO

Texto e fotos: Gilson Moreira Neves




Querem ver o que BH tem para lhe mostrar? Então dê um giro pela zona sul, mais precisamente, na Avenida Bandeirantes... O que tem por lá de interessante? Simplesmente respondo que aquela via está tomada hoje pelo grandioso visual que é o espetáculo floral nos tons rosa e lilás, que descortina soberbamente “en passant”, naquela via.

O sucedâneo dos grandes volumes arbóreos de cada árvore naquele local retrata o bonito recado como se ela estivesse competindo com as demais, da mesma família, ao longo da via para ver qual floresce mais. O espetáculo é prolongado e cheio de cadência rítmica notória pela exuberância das fortes cores. O fascínio nos move a vontade de fotografá-las ou filmá-las, porém o impedimento se dá pelo fluxo ininterrupto de veículos.
Meses atrás, presenciamos as floradas dos ipês, passando pelas sibipirunas e agora é a vez delas. É sabido, de antemão, que não é nativa mas que adapta perfeitamente aos climas continental, subtropical e tropical; É de origem asiática, mais precisamente, da China, das duas Coréias e Índia; Sua categoria é simplesmente ornamental e dizem que no oriente muitos utilizam-nas como remédio para diabetes; Elas têm dois portes distintos e são parecidas entre si; São muito resistentes; multiplicam-se facilmente e pode-se encontrar nas cores, branca, rosa e lilás. Podem ser exploradas em passeios estreitos (as menores) e em parques e praças; Produzem sombreamento significativo.
Estamos falando da ÁRVORE-DE-JÚPITER, MINERVA, EXTREMOSA OU ESCUMILHA, que no momento dão o seu recado colorindo a primavera por esta agradável Cidade-Jardim afora.
Levantem a cabeça fixem e confiram...
Árvore: Largestroemia indica
Arvoreta: Largestroemia speciosa
Família: LYTHRACEAE
Foto: escumilha anã
Fonte: Rio Pomba- Zona da Mata
Postado no Facebook em 12/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário