quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Inveja e ciúmes: doenças perigosas





"Uma tristeza amarga invade a alma do invejoso; experimenta como que um aperto no coração uma espécie de angústia diante do bem dos outros, dos seus êxitos e das vantagens com que são favorecidos, e é com maligna alegria que os vê serem privados dos bens de que ele mesmo carece.

Se a inveja é o pecado do pobre, daquele que se encontra privado das vantagens de os outros gozam, os ciúmes são de certa forma o pecado do rico, daquele que possui e quer ser o único a possuir, não suportando rivais nem concorrentes. O ciumento sempre tem medo de ser suplantado por outro. Experimenta despeito sobretudo diante da estima e da afeição de que goza o próximo, porque quereria ter toda a estima e afeição única e exclusivamente  para si. 

Se ouve falar bem de outra pessoa, experimenta como que uma necessidade de contrariá-la, de denegri-la, de menosprezar as suas qualidades, de por em relevo suas faltas, até de caluniá-la, atribuindo-lhe intenções torcidas ou defeitos que não tem. "- Alexis Riaud -


Ultimamente parece acontecer uma epidemia de tais doenças, que definham a alma escondendo  das pessoas as próprias qualidades de maneira que não conseguem mais se alegrar com a produção de algo que as enriqueça pelas virtudes e as  façam se sentir melhor. 

Corações pesados, arredios, cheios de sentimentos negativos perderam o sentido da alegria, da vida plena. Só consegue preservar a verdadeir alegria quem pode desaguar no Coração de Deus, a cada dia, o rio da sua vida poluído por venenos de todas as espécies. Só assim se sentirá  renovado, com os arquivos limpos, com espaço no disco rígido do seu coração para  receber os arquivos grandes e
muito coloridos pela luz, alegria e afetos  para, por meio deles, saborear as delícias da verdadeira cordialidade.

Giselle Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário