sexta-feira, 24 de abril de 2015

Perigo do uso do branco na paisagem rural




Quando se escolhe o branco para compor uma paisagem bem vergel  é necessário pensar antecipadamente se sua presença  não irá ofuscar  e agredir o conjunto, pelo abuso dessa cor.

Em situação contrária como nesse portal  de acesso a uma fazenda  ( foto), a cerca branca tem sua extensão  discreta e bem dosada, compondo-se com espécies esculturais  bem escolhidas, no caso, as palmeiras, que  permitem, pelo seu majestoso realce,  criar uma  atmosfera referencial simples e de bom  gosto.

O que mais encontramos por aí nas áreas rurais  são as compridas e cansativas  cercas  brancas  de divisas, embora bem feitas e, ao mesmo tempo,  gritantes, a dilacerarem gratuitamente o verde paisagístico, além de estarem sempre e totalmente desprovidas  de plantas  amenizadoras  que quebrem a agressão marcante causada pelo destaque  do branco. 

Antes de escolher a cor, se se quiser dar mais vida, o branco é uma das soluções certeiras, porém,  sua dosagem deve ser previamente pensade e medida.  Se por exemplo, pintarmos de branco uma grade de residência, ela se destacará  e realçará o espírito nefasto de mera  grade e ofuscará o que se vê por entre os seu varões.  Se usarmos cores escuras, essa grade perderá seu destaque e   permitirá portanto uma visão mais  nítida do que se vê através da mesma, obviamente  os jardins.

13/01/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário